Hoje o Caminho de Santiago já não se faz como
antigamente. Ou talvez se faça como se fazia antigamente, antes de Pelágio ter
descoberto o túmulo que o Bispo Teodomiro havia de declarar tratar-se do
túmulo dos restos mortais de Santiago.
Em “O Diário de um Mago”, Paulo Coelho já nos
mostrara a alquimia do Caminho e a transformação que a mesma opera dentro do
caminheiro.
Agora José Luis Pardo Caeiro, no seu “Un Camino de
Estrellas a la Eternidad”, mostra-nos outra peregrinação a Compostela, desta
vez a partir de Treveris, num tempo indeterminado dos finais do Império Romano. O
Romeiro é um tal Marcus que vem num estado para além da morte física, a lembrar
a lenda que diz que “quem não vai de vida, vai de morto”.
A este Marco sucede com frequência sair de seu
tempo em sonhos e assistir a todos os momentos trágicos do fim do Império,
entre eles as invasões bárbaras, a conversão dos Suevos, pela mão de Martinho
de Dume, com a ajuda do outro Martinho da Panónia, que foi grande e santo em
Tours e é por nós festejado em Novembro, assistindo pelo meio a muitos outros
episódios, como a derrota de Carlos Magno em Roncesvales e o milagre de S.
Domingos da Calçada, com réplica em Barcelos.
Seguindo a Via Láctea, que Luis Buñuel haveria de
surrealizar no século XX, o romeiro lá chega a Santiago para cumprir o que lhe
faltava para entrar no Reino de Deus.
Fica-se sem se saber o que realmente veio este
Marcus fazer a Santiago. Mas não podemos deixar de nos lembrar que de Teveris
vieram os ossos do primeiro mártir às mãos dos cristãos intolerantes da altura,
que aí o sacrificaram e que o seu mentor fora um tal Marcus, ou alguém da
escola que fundara no nordeste peninsular. Luis Buñel vai mais longe no seu “Via
Lactea” onde claramente diz que em Compostela quem lá está é o herege
Prisciliano, cuja doutrina iluminou a Galiza por mais de 300 anos.
MUITO INTERESSANTE LER ESTE TEXTO GOSTO IMENSO DE FICAR A CONHECER MAIS UM POUCO DE HISTORIA MESMO CONSIDERANDO ALGUMA DISTORÇÃO AO LONGO DOS SÉCULOS DO TEXTO REAL. MUITO OBRIGADO
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